Ann Marie Reeves Jarvis almejava um feriado especial para honrar as mães. Em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental, sua filha Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.
Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, que viera a falecer naquele ano. Ann Marie era reconhecida por ter trabalhado, juntamente com outras mães, durante a guerra civil americana por volta de 1860, atendendo tanto aos soldados da "União" como os "Confederados".
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado. Em 2008, estamos comemorando 90 anos desde o primeiro Dias das Mães no Brasil.
sexta-feira, 9 de maio de 2008
Ann Marie Jarvis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Teste de comentário.
ResponderExcluirComentário do autor do blog.
Nossa legal essa historia mais precisa de mais paixão porque invez de você copiar e colar do google não Resume a história você mesma !!!
ResponderExcluirTA MUITOOOO BOM SÓ PRECISA DE MAIS PAIXÃO NO SEU BLOG