sexta-feira, 9 de maio de 2008

Ann Marie Jarvis

Ann Marie Reeves Jarvis almejava um feriado especial para honrar as mães. Em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental, sua filha Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.

Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, que viera a falecer naquele ano. Ann Marie era reconhecida por ter trabalhado, juntamente com outras mães, durante a guerra civil americana por volta de 1860, atendendo tanto aos soldados da "União" como os "Confederados".

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado. Em 2008, estamos comemorando 90 anos desde o primeiro Dias das Mães no Brasil.

2 comentários:

  1. Teste de comentário.
    Comentário do autor do blog.

    ResponderExcluir
  2. Nossa legal essa historia mais precisa de mais paixão porque invez de você copiar e colar do google não Resume a história você mesma !!!
    TA MUITOOOO BOM SÓ PRECISA DE MAIS PAIXÃO NO SEU BLOG

    ResponderExcluir